Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2266
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Conflitos urbanos: as manifestações coletivas por segurança pública na imprensa carioca
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Vinicius Henter Carneiro
Tutor: Castro, Paulo César
Resumen: Analisa como a imprensa carioca relata as manifestações coletivas que têm como objeto a segurança pública. A partir de dados coletados no “Observatório Permanente dos Conflitos Urbanos na Cidade do Rio de Janeiro”, são analisadas matérias dos jornais O Globo e O Dia entre 2007 e 2008 que noticiaram mobilizações – conceituadas no estudo como conflitos urbanos – por segurança pública. O trabalho debate como a presença da imprensa influencia os conflitos em sua organização e como os meios de comunicação tornam-se árbitros da existência política desses coletivos, assim como teoriza Pierre Bourdieu. Dois tipos de conflitos envolvendo a segurança pública são os mais focados. O primeiro é o motivado por crimes comuns, como o latrocínio, simbolizado no trabalho pela ONG Rio de Paz. As mobilizações são feitas na Zona Sul ou no Centro da Cidade, são organizadas com antecedência e marcadas pela dramaticidade. O segundo tipo é gerado pelas incursões da Polícia Militar nas favelas do Rio de Janeiro que causam mortes entre os moradores. Nesse caso, os conflitos são espontâneos, violentos e com forte repressão da mesma PM.
Materia: Imprensa
Manifestação de rua
Conflito social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BASTOS, Vinicius Henter Carneiro. Conflitos urbanos: as manifestações coletivas por segurança pública na imprensa carioca. 2009. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VBASTOS.pdf413.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.