Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2290
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Entre a ficção e a realidade: a construção da notícia do New Journalism
Autor(es)/Inventor(es): Guedes, Rachel Rimas da Silva
Tutor: Travancas, Isabel Siqueira
Resumen: Este trabalho tem como objetivo entender como se constrói a notícia no new journalism, estilo jornalístico que se consolidou nos Estados Unidos na década de 1960 e que mudou a face do jornalismo norte-americano. Procura-se analisar quais são os recursos dos quais jornalistas como Gay Talese, Tom Wolfe e Jimmy Breslin lançam mão para elaborar seus textos, que além de informar, pretendem conferir um fim estético à reportagem. A apropriação de técnicas literárias provenientes do romance somada à apuração detalhada e profunda e à abordagem criativa do fato caracterizaram o movimento. Entra em cena a figura do repórter participativo, que interage com os personagens da notícia e imprime seu estilo pessoal ao texto. As reportagens que estampavam as páginas das revistas The New Yorker, Esquire e Vanity Fair encontraram resistências tanto dos jornalistas tradicionais quanto dos literatos, que criticavam o impressionismo, a exuberância estilística e desconfiavam da veracidade dos fatos. Para compreender o new journalism, suas origens e influências, fez-se necessário investigar as relações nem sempre amigáveis entre o jornalismo e a literatura, traçar um perfil do jornalismo atual e analisar a produção textual do movimento, que até hoje inspira jornalistas de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. Em uma época em que se questiona o futuro do jornal impresso e da reportagem, entender as raízes e as propostas do new journalism é essencial para compreender os rumos do jornalismo e dos meios de comunicação.
Materia: Jornalismo literário
Contemporaneidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GUEDES, Rachel Rimas da Silva Guedes. Entre a ficção e a realidade: a construção da notíca no new journalism. 2009. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RGuedes.pdf488.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.