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Especie: Dissertação
Título : Lajes de pontes pelo método da ruptura
Autor(es)/Inventor(es): Siciliano, Paulo César
Tutor: Carneiro, Fernando Luiz Lobo Barboza
Resumen: Este trabalho trata da aplicação do método da ruptura ao dimensionamento de lajes de pontes. Estudamos, apenas, o efeito do veículo pesado de seis rodas. Ensaiamos cinco modelos, sendo três de lajes isoladas simplesmente apoiadas nos quatro lados e duas lajes contínuas. Tais modelos foram previamente dimensionados atendendo aos esforços calculados pelas fórmulas obtidas pelo Prof. Polillo, imaginando configurações retilíneas de ruptura. Comparamos os resultados do ensaio com os valores dos métodos elásticos clássicos e com os valores do método de ruptura e concluímos pela aplicação das configurações retilíneas de ruptura, que além da segurança comprovada em todos os ensaios são mais econômicos.
Resumen: This work refers to the application of rupture method on designing of bridge slabs. We have studied only the effect of the heavy vehicle of six wheels. We have tested 5 models, being 3 separeted and just supported by the 4 sides, and 2 continuous slabs that have been previously dimensioned, according to the calculated results by numbers obtained by Prof. Polillo, working with straight configurations of rupture. We have compared the test results with that of elastic classic methods and with numbers of rupture method. We have concluded, in all of our tests, by the use of the rupture method (straight configurations) that, besides its comproved safety, it is the more economical.
Materia: Lajes
Dimensionamento de estruturas
Pontes
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-1972
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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