Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/231
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação contra-hegemônica e direitos humanos: a construção de redes de comunicação popular em um contexto de centralização da produção de bens culturais
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Gustavo Barreto
Orientador: Mohammed, ElHajji
Resumo: Avalia o funcionamento e gerenciamento de redes de comunicação popular, em meio ao contexto de crescente concentração dos meios de comunicação, incluindo os meios que utilizam tecnologias da Internet. A análise engloba elementos distintos que envolvem o processo de produção e acumulação de bens culturais por parte dos grandes conglomerados midiáticos, bem como a relação política, econômica e cultural destes com as empresas transnacionais e detentoras dos meios de produção capitalista. A partir deste quadro, avaliamos empiricamente a ação de quatro grupos da imprensa contra-hegemônica. Nos capítulos finais, são resgatados elementos destinados a demonstrar quais aspectos gerenciais e ideológicos poderão servir como ferramentas para a efetivação de uma imprensa alternativa mais forte e com um maior poder de mobilização para a cidadania.
Palavras-chave: Comunicação
Mídia alternativa
Luta de classes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Gustavo Barreto de. Comunicação contra-hegemônica e direitos humanos: a construção de redes de comunicação popular em um contexto de centralização da produção de bens culturais. 2007. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
campos_gustavo_monografia.pdf651 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.