Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2357
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Telejornalismo: entre o fato e o espetáculo: um olhar sobre o Profissão Repórter
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Tainá Bilate de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Análise sobre a tradição espetacular e dramatizada do telejornalismo a partir de um estudo de caso sobre o programa Profissão Repórter. Seguindo uma tendência de valorização da aproximação e identificação do público com o produto jornalístico como forma de fidelizar audiência, elementos típicos da narrativa ficcional ganham destaque, em detrimento dos padrões tradicionais primados pelo telejornalismo. A linguagem jornalística vem sendo alterada ao longo dos anos, de acordo com o surgimento das necessidades de cada mídia e de adequação aos interesses do público, e o programa em análise pode estar sugerindo uma nova abordagem, em que pode ser explícito o envolvimento emocional do repórter e o uso de outras técnicas, antes restritas aos produtos ficcionais. Se antes, uma série de critérios técnicos pesava na definição de uma pauta, agora o potencial show de cada fato parece estar tomando conta das decisões na redação do “Profissão Repórter”.
Palavras-chave: Telejornalismo
Dramaturgia
Espetáculo
Profissão Repórter
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Tainá Bilate de. Telejornalismo: entre o fato e o espetáculo: um olhar sobre o Profissão Repórter. 2010. 2010. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSouza.pdf302.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.