Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2359
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Mateus, Lara de Souza
Tutor: Becker, Beatriz
Resumen: Reflexão sobre a importância da formação profissional em jornalismo para uma prática social de maior qualidade. Revela que as novas tecnologias de comunicação tem influenciado as rotinas produtivas jornalísticas e discute se a inserção de novos sujeitos nos processos colaborativos de construção de notícias pode resultar em textos mais diversos, contextualizados e inventivos. A partir dos resultados alcançados é sugerido que a conquista de competências e habilidades para ler e construir relatos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia, é essencial para a formação de leitores – telespectadores – usuários mais ativos, ou seja, que interpretam com autonomia as imagens do mundo na tela e fora dela. Observando, ainda, a experiência pedagógica do laboratório e do site TJUFRJ, por essa razão, também são apresentados dados referentes ao projeto e entrevistas com os alunos que estiveram ou estão vinculados ao projeto durante os seus já quatro anos de existência.
Materia: Jornalismo digital
Formação profissional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MATEUS, Lara de Souza. Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMateus.pdf811.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.