Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntoun, Henrique-
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Machado de-
dc.date.accessioned2017-07-06T20:44:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued2009-12-03-
dc.identifier.citationOLIVERA, Rafael Machado de. A voz do leitor: uma análise dos comentários no site do jornal O Globo. 2009. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2381-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectO Globo (jornal)pt_BR
dc.titleA voz do leitor: uma análise dos comentários no site do jornal O Globopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.description.resumoAnálise dos comentários feitos pelos leitores do site do jornal O Globo. O objetivo é mostrar como os usuários de uma ferramenta de interatividade criaram normas de comportamento e transformaram o espaço em uma comunidade virtual. O estudo evidencia a mudança de posicionamento do público em seu relacionamento com os meios de comunicação. Se até meados do século XX, pensadores e cientistas sociais tratavam o público como uma massa passiva e altamente manipulável, a partir da revolução das tecnologias da informação a sociedade se individualizou e desenvolveu uma organização em rede. Com isso, o conceito de massa amorfa perdeu espaço para a inteligência coletiva e a mídia, antes manipuladora, assistiu à entrada do público em seu processo de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROLIVEIRA.pdf204.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.