Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2406
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Thaísa Souza da
Orientador: Guimarães, Daniela
Resumo: Analisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição.
Palavras-chave: Educação infantil
Orientação pedagógica
Projeto pedagógico
Crianças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSSilva.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.