Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/243
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing
Author(s)/Inventor(s): Silva, Paula Vieira Gomes da
Advisor: Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de
Abstract: O presente trabalho buscou investigar o impacto das livrarias e mega livrarias na percepção, expectativa e utilidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas. As bibliotecas estão demorando a adquirir uma postura mais mercadológica. O crescimento das mega livrarias e a identificação de que às livrarias seriam como bibliotecas de melhor qualidade têm representado uma preocupação para as bibliotecas públicas. Este estudo pretendeu através da condução de pesquisas de campo em duas livrarias e duas bibliotecas públicas, conhecer como os clientes de bibliotecas e livrarias utilizam e percebem cada um desses espaços; através de observações, do registro de tendências em seus comportamentos e atitudes em relação aos dois locais. Os resultados desta pesquisa nos evidenciaram que a percepção geral a respeito do impacto das livrarias e mega livrarias nos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas é real e preocupante, mas que aos poucos os profissionais bibliotecários estão começando a assumir uma postura mais mercadológica.
Keywords: Biblioteca Pública
Bibliotecas Parque
Livrarias
Marketing
Marketing em bibliotecas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso_Paula Vieira_2013.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.