Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/243
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Paula Vieira Gomes da
Orientador: Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de
Resumo: O presente trabalho buscou investigar o impacto das livrarias e mega livrarias na percepção, expectativa e utilidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas. As bibliotecas estão demorando a adquirir uma postura mais mercadológica. O crescimento das mega livrarias e a identificação de que às livrarias seriam como bibliotecas de melhor qualidade têm representado uma preocupação para as bibliotecas públicas. Este estudo pretendeu através da condução de pesquisas de campo em duas livrarias e duas bibliotecas públicas, conhecer como os clientes de bibliotecas e livrarias utilizam e percebem cada um desses espaços; através de observações, do registro de tendências em seus comportamentos e atitudes em relação aos dois locais. Os resultados desta pesquisa nos evidenciaram que a percepção geral a respeito do impacto das livrarias e mega livrarias nos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas é real e preocupante, mas que aos poucos os profissionais bibliotecários estão começando a assumir uma postura mais mercadológica.
Palavras-chave: Biblioteca Pública
Bibliotecas Parque
Livrarias
Marketing
Marketing em bibliotecas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso_Paula Vieira_2013.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.