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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorCoutinho, Sandra Brandão-
dc.date.accessioned2017-07-18T16:10:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Sandra Brandão. Avaliação na educação infantil: Teoria, Concepções e Práticas. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2440-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: teoria, concepções e práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.contributor.referee2Arenhart, Diese-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.description.resumoInvestigar se há, e quais são os critérios norteadores para avaliação na Educação Infantil (na cidade do Rio de Janeiro), presentes na legislação vigente. Ele consta de pesquisa documental e teórica e da análise de fichas de avaliação. O trabalho está divido em dois capítulos, o primeiro: “Avaliação na Educação Infantil na legislação vigente”, onde foi feita a análise tanto dos documentos oficiais nacionais: Constituição Federal, Plano Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, quanto os de cunho municipal da cidade do Rio de Janeiro: Orientações Curriculares e Caderno de Avaliação na Educação Infantil voltados para essa área e o segundo: “Avaliação mediadora entre conceitos e práticas”, onde se é lançado um olhar teórico acerca do assunto baseando-se principalmente na perspectiva de avaliação mediadora, criada pela autora Jussara Hoffmann e onde são feitas as análises das fichas. Percebe-se com esta pesquisa que a avaliação na Educação Infantil não deve ser suprimida em um único instrumento e que ela deve gerar mudanças que beneficiem o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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