Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2501
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Oriente e mídia: representação orientalismo e contra-hegemonia
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Ana Carolina Oliveira
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Analisa as representações do mundo árabo-Islâmico na mídia ocidental, em especial a brasileira, e os esforços deste grupo para a produção de conteúdos contra-hegemônicos. Para tanto, o presente estudo se divide em três partes. Na primeira, discutem-se os conceitos de Representação, Clichê e estereótipo, Alteridade, Eurocentrismo e Mídia. Em seguida, analisa as relações entre o Ocidente e o Oriente, a constituição de uma área de estudos voltada para o Oriente: o Orientalismo, e a abordagem midiática do mundo árabo-islâmico. O livro de Edward Said “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente” norteia a análise das relações históricas entre as sociedades ocidentais e orientais. A última parte do trabalho aborda as TICs, a mídia alternativa e a mídia contra-hegemônica árabo-islâmica.
Palavras-chave: Oriente Médio
Contra hegemonia
Meios de comunicação de massa
Representação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MONTEIRO, Ana Carolina Oliveira. Oriente e mídia: representação orientalismo e contra hegemonia. 2010. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2501
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMONTEIRO.pdf430,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.