Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2501
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Oriente e mídia: representação orientalismo e contra-hegemonia
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Ana Carolina Oliveira
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Analisa as representações do mundo árabo-Islâmico na mídia ocidental, em especial a brasileira, e os esforços deste grupo para a produção de conteúdos contra-hegemônicos. Para tanto, o presente estudo se divide em três partes. Na primeira, discutem-se os conceitos de Representação, Clichê e estereótipo, Alteridade, Eurocentrismo e Mídia. Em seguida, analisa as relações entre o Ocidente e o Oriente, a constituição de uma área de estudos voltada para o Oriente: o Orientalismo, e a abordagem midiática do mundo árabo-islâmico. O livro de Edward Said “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente” norteia a análise das relações históricas entre as sociedades ocidentais e orientais. A última parte do trabalho aborda as TICs, a mídia alternativa e a mídia contra-hegemônica árabo-islâmica.
Materia: Oriente Médio
Contra hegemonia
Meios de comunicação de massa
Representação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-dic-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MONTEIRO, Ana Carolina Oliveira. Oriente e mídia: representação orientalismo e contra hegemonia. 2010. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMONTEIRO.pdf430.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.