Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2524
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dc.contributor.advisorMedina, Jacques de-
dc.contributor.authorCarim, Paulo Roberto Verbicário-
dc.date.accessioned2017-07-27T16:38:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:25Z-
dc.date.issued1973-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2524-
dc.description.abstractA study of flexible pavement design for airports, consisting of two main parts: 1) Historical Review of the California Bearing Ratio (CBR) Method, since its origin in 1928, describing work related to equivalent wheel load and the present criterium for its determination. 2) A computer program for the determination of equivalent single wheel load (ESWL), for any type of aircraft, using the CBR method. Variables taken into account: CBR value and Poisson ratio of subgrade soil, load, tire pressure and type of landing gear. The only variable not included is the "coverage" which depends on the load repetition and is taken into consideration through a percentage of thickness required, but does not enter directly into the computations. The program is valid for CBR values not greater than 12, because of limitations from theory. As part of design parameters analisys, the influence of each variable into thickness determination is shown for three different types of landing gears. In Appendix I, the determination of coverage is shown in a pratical example. Appendix II presents a general guidance and some shortcuts for flexible pavement design whenever a computer is not avaliable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.titleCálculo de cargas de roda equivalente no dimensionamento de pavimentos flexíveis: programação automáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho que estuda o dimensionamento de pavimentos flexíveis de aeroportos, divide-se em duas partes principais: 1) Apresentação de um histórico, onde mostra o desenvolvimento do método CBR de dimensionamento, desde sua aparição na Califórnia em 1928, e a sequencia dos estudos em relação à roda equivalente, até o critério usado atualmente em sua determinação. 2) Uma programação automática, que por meio do cálculo da roda equivalente (ESWL), dimensiona qualquer pavimento flexível de aeroportos para qualquer tipo de aeronave pelo método do CBR, levando em consideração as variáveis: CBR e coeficiente de Poisson do subleito; peso, pressão dos pneus e tipo de trem de pouso da aeronave. Não se considera no programa, tão somente a variável "cobertura", que leva em conta a repetição de cargas, pois sua influência - ainda muito discutida - é tomada por uma percentagem de espessura necessária, não entrando assim, diretamente nos cálculos. Porém, de como se leva em conta e calcula essa percentagem, explica-se no APÊNDICE I, expondo-se um exemplo detalhado do cálculo. Devido à limitação da teoria, o programa só é válido para valores de CBR menores ou iguais a 12. Apresenta também, na parte relativa à análise dos parâmetros de dimensionamento, um estudo da influência de cada variável na determinação da espessura, resultados estes obtidos, pesquisando três trens de pouso distintos. Finalmente, encontra-se no APÊNDICE II um roteiro completo de dimensionamento com algumas sugestões simplificadoras, quando não se dispõe de computador e necessita-se dimensionar um pavimento flexível de aeroporto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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