Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2562
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A informação e a interação de afeto: uma análise do periódico cadernos saúde coletiva sob a perspectiva do design emocional
Autor(es)/Inventor(es): Paula, Jenifer Geruza Moraes de
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: Aborda os aspectos da interação entre o usuário e a informação contida em meio eletrônico com base no design emocional proposto por Norman, que integra a percepção do design visceral, comportamental e reflexivo. O objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos emocionais presente na interação do usuário com a fonte de informação no processo de busca da informação. Para a coleta de dados realizou-se aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas em discentes do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro em relação ao periódico Cadernos Saúde Coletiva. Como resultado constatou-se a influencia do estado afetivo no processo de busca pela informação e a percepção do design visceral, ao analisar o aspecto visual da interface, do design comportamental em relação aos resultados da busca de informação e do design reflexivo sobre as lembranças e sensações que o periódico Cadernos Saúde Coletiva provocou.
Palavras-chave: Design
Emoções
Periódico científico
Interação homem-maquína
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2562
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JdePaula-TCC_2016_versãofinal.pdf559,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.