Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2618
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A mulher no jornalismo esportivo: os desafios das repórteres das emissoras de rádio cariocas
Autor(es)/Inventor(es): Aragão, Camila Carelli
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Aborda o trabalho da mulher no jornalismo esportivo, com ênfase no rádio. Embora o número de mulheres na cobertura esportiva tenha aumentado, ainda é pequeno nesse meio de comunicação. O trabalho mostra de que forma algumas mulheres conseguiram preencher este espaço, quais as dificuldades que elas ainda enfrentam e o que ainda precisa ser conquistado. O estudo faz uma breve retrospectiva da história do rádio e das conquistas femininas. O trabalho se baseia em entrevistas com pioneiras no jornalismo esportivo, como Marilene Dabus, e mulheres que atuam como repórteres esportivas no rádio, como Andréa Maciel (Maria Chuteira), Thayssa Bravo e Carla Matera. Através de pesquisa, obtivemos dados sobre o que os colegas do gênero masculino pensam sobre o trabalho dessas mulheres. O estudo também reúne entrevistas com grandes nomes do esporte no rádio como Luís Mendes e José Carlos Araújo.
Palavras-chave: Mulheres
Jornalismo esportivo
Ambiente de trabalho
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAGÃO, Camila Carelli. A mulher no jornalismo esportivo: os desafios das repórteres das emissoras de rádio cariocas. 2010. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARAGÃO.pdf664.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.