Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/263
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A Memória Coletiva na (re) construção da identidade individual: reflexões teóricas e analise fílmica a partir do filme “Valsa com Bashir”
Autor(es)/Inventor(es): Scheiner, Marvin de Castro Mendonça
Orientador: Oliveira, Antonio Jose Barbosa de
Resumo: Memória pode ser entendida como um fenômeno individual, próprio, mas também pode ser observado como um fenômeno coletivo e social onde é moldada de maneira coletiva. Identidade conceitua-se como a imagem que um Ser Humano constrói sobre si mesmo e apresenta aos outros e a si próprio, objetivando aceitação tanto pessoal quanto coletiva Essa monografia tem como objetivo investigar o papel da memória coletiva no processo de reconstrução identitária e também verificar seu poder de influência na recuperação da memória individual. Para isso, serão explorados os conceitos de memória e identidade presentes nas obras de Michael Pollak e Joel Candau e a partir dos mesmos será realizada uma reflexão teórica tendo como base o filme “Valsa com Bashir” onde são retratadas as tentativas um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas referentes aos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. Sendo essas tentativas realizadas a partir de conversas com antigos amigos com quem serviu nos tempos de guerra.
Palavras-chave: Memória
Identidade
Trauma
Trauma
Valsa com Bashir
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marvin Scheiner - Projeto Final - A Memória Coletiva na (re) construção da identidade individual.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.