Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/264
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O Auto da Compadecida e os estereótipos do sertão: entre Guel Arraes e Ariano Suassuna
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Juliana de Paiva
Tutor: Maciel, Kátia Augusta
Resumen: A pesquisa apresenta uma análise da obra O Auto da Compadecida, filme de Guel Arraes, baseado na peça de Ariano Suassuna. Busca-se debater se o Auto reforça estereótipos do sertão nordestino e do sertanejo. A ideia é entender o poder de influência de estereótipos ao definir como vemos “o outro”. O tema gera grande interesse, pois fala-se muito atualmente dos efeitos nocivos dos estereótipos, com ênfase nos preconceitos, uma vez que, na vida em sociedade, isto pode gerar variados conflitos. Concluímos que as obras se utilizam de estereótipos, mas subvertem vários deles, então ambas têm o mérito de tentar desmontar certas visões reducionistas, exageradas e fixadas quanto ao sertão nordestino e seu povo.
Materia: Análise fílmica
Identidade
Brasil, Nordeste
Sertão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Juliana de Paiva. O Auto da Compadecida e os estereótipos do sertão: entre Guel Arraes e Ariano Suassuna. 2014. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.