Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26583

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Torcedores e o desejo de consumo por produtos e experiências de clubes de futebol do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Brigida, Flávio Sassen Paz Santa
Advisor: Miranda, Ana Paula Celso de
Abstract: A paixão do brasileiro pelo futebol já é um assunto conhecido por todos, tanto no país quanto mundialmente. Entretanto, como surge tal paixão e o desejo dos torcedores pelo consumo de artigos e objetos do clube pelo qual torcem? O presente trabalho vem com o objetivo de entender como esses elos são criados e o que levam ao consumo de objetos do “clube do coração”. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Utilizando uma metodologia de pesquisa exploratória e com uma abordagem qualitativa, 12 pessoas que torcem para os 4 grandes times do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo), se submeteram a uma entrevista com 13 perguntas e indagações do pesquisador para que ele pudesse compreender melhor como os laços e desejos foram forjados. Pode-se notar que muitas respostas convergiram, como a questão do arrependimento em gastar dinheiro com o time do coração. Além disso, diferentes tipos de “loucuras” foram realizados pelos entrevistados, mostrando a que ponto os torcedores podem chegar quando se trata da paixão pelo clube. Os desejos de consumo, depois do já constituído laço entre indivíduo e instituição, se devem muito aos aspectos culturais do consumo, indo da magia de presenciar diversas vezes os jogos, com bandeiras tremulantes e a festa da torcida, até as influências familiares para se juntar ao grupo e/ou comunidade de torcedores do clube que são adeptos. Os resultados obtidos através dessa pesquisa exploratória têm como intuito ajudar na compreensão de como é criado esse comportamento do consumidor quando o assunto é futebol, mais especificamente quando se trata do clube pelo qual o indivíduo torce.
Keywords: Futebol
Torcedor
Consumo
Consumidor
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRIGIDA, Flávio Sassen Paz Santa. Torcedores e o desejo de consumo por produtos e experiências de clubes de futebol do Rio de Janeiro. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSPSBrigida.pdf723.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.