Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2678
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: História, memória e documento: a canção de protesto na ditadura civil-militar brasileira como documento de memória social
Autor(es)/Inventor(es): David, Ana Letícia Olímpio da Silva
Orientador: Costa, Robson Santos
Resumo: Aborda o discurso cancional de protesto produzido na ditadura civil-militar de 1964, no Brasil, enquanto documento de memória social. Os discursos de protesto presentes nas canções podem ser vistos como um reflexo da realidade social brasileira, e se fundamentavam em discursos de descontentamento e reivindicação contra a realidade político-social nacional vigente no período ditatorial brasileiro. Desse modo, compreendemos as canções como enunciados pertencentes a um gênero discursivo específico, onde adotamos a concepção Bakhtiniana de gêneros, onde os mesmo são vistos como construções sócio-históricas. Associamos o conceito de gênero discursivo com a ideia de memória coletiva e social de Halbwachs (2006) e Gondar (2005); documento segundo Dodebei (2001) e Ortega e Lara (2010); e com o conceito de canção, de acordo com Dourado (2008). Os procedimentos metodológicos que configuram esta pesquisa são de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo como aporte uma revisão bibliográfica e documental. Conclui que, contextualizada, a canção de protesto, vista como gênero discursivo, possui uma memória de gênero construída de forma histórico-social, sendo assim, passível de ser utilizada como documento de memória social, concepção compreendida igualmente como um processo em constante construção.
Palavras-chave: Memória social
Patrimônio histórico
Ditadura
História do Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2678
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão-Final-AnaOlimpio.pdf885,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.