Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2678
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : História, memória e documento: a canção de protesto na ditadura civil-militar brasileira como documento de memória social
Autor(es)/Inventor(es): David, Ana Letícia Olímpio da Silva
Tutor: Costa, Robson Santos
Resumen: Aborda o discurso cancional de protesto produzido na ditadura civil-militar de 1964, no Brasil, enquanto documento de memória social. Os discursos de protesto presentes nas canções podem ser vistos como um reflexo da realidade social brasileira, e se fundamentavam em discursos de descontentamento e reivindicação contra a realidade político-social nacional vigente no período ditatorial brasileiro. Desse modo, compreendemos as canções como enunciados pertencentes a um gênero discursivo específico, onde adotamos a concepção Bakhtiniana de gêneros, onde os mesmo são vistos como construções sócio-históricas. Associamos o conceito de gênero discursivo com a ideia de memória coletiva e social de Halbwachs (2006) e Gondar (2005); documento segundo Dodebei (2001) e Ortega e Lara (2010); e com o conceito de canção, de acordo com Dourado (2008). Os procedimentos metodológicos que configuram esta pesquisa são de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo como aporte uma revisão bibliográfica e documental. Conclui que, contextualizada, a canção de protesto, vista como gênero discursivo, possui uma memória de gênero construída de forma histórico-social, sendo assim, passível de ser utilizada como documento de memória social, concepção compreendida igualmente como um processo em constante construção.
Materia: Memória social
Patrimônio histórico
Ditadura militar
História do Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Versão-Final-AnaOlimpio.pdf885.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.