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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorDavid, Ana Letícia Olímpio da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-15T20:06:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:20Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2678-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.titleHistória, memória e documento: a canção de protesto na ditadura civil-militar brasileira como documento de memória socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio José Barbosa de-
dc.contributor.referee2Dantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.description.resumoAborda o discurso cancional de protesto produzido na ditadura civil-militar de 1964, no Brasil, enquanto documento de memória social. Os discursos de protesto presentes nas canções podem ser vistos como um reflexo da realidade social brasileira, e se fundamentavam em discursos de descontentamento e reivindicação contra a realidade político-social nacional vigente no período ditatorial brasileiro. Desse modo, compreendemos as canções como enunciados pertencentes a um gênero discursivo específico, onde adotamos a concepção Bakhtiniana de gêneros, onde os mesmo são vistos como construções sócio-históricas. Associamos o conceito de gênero discursivo com a ideia de memória coletiva e social de Halbwachs (2006) e Gondar (2005); documento segundo Dodebei (2001) e Ortega e Lara (2010); e com o conceito de canção, de acordo com Dourado (2008). Os procedimentos metodológicos que configuram esta pesquisa são de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo como aporte uma revisão bibliográfica e documental. Conclui que, contextualizada, a canção de protesto, vista como gênero discursivo, possui uma memória de gênero construída de forma histórico-social, sendo assim, passível de ser utilizada como documento de memória social, concepção compreendida igualmente como um processo em constante construção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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