Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2706
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A dinâmica da agricultura periurbana no município de Nova Iguaçu / RJ
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Felipe da Silva
Orientador: Bicalho, Ana Maria de Souza Mello
Resumo: O presente trabalho busca, a partir do estudo da involução e do quadro atual do espaço agrário do município de Nova Iguaçu (RJ), responder questionamentos quanto ao grau de intensidade da expansão urbana na "era dos loteamentos" na área rural próxima a cidade do Rio de Janeiro que foi convertida em um espaço periurbano. Até o início do processo de loteamento, o município apresentava características rurais e uma estrutura social baseada na citricultura. A partir da eclosão da Segunda Guerra Mundial, as exportações foram interrompidas, levando a produção da laranja a um forte declínio. Essa temática foi muito discutida nos estudos de Geografia Urbana a partir de 1960. Tais estudos tiveram uma perspectiva de que houve o fim do ciclo da laranja e o início da atuação dos agentes modeladores do uso do solo urbano através do fracionamento das terras de Nova Iguaçu. Questiona-se até que ponto houve um declínio tão rápido da atividade agrícola do município, de forma a levar a sua conversão de uso rural para uso urbano. A metodologia se baseia em dados primários e secundários, além de uma discussão teórica sobre os espaços periurbano e rural, analisando sua interface rural-urbana. A agricultura resiste ao avanço da urbanização e é parte de um processo dinâmico de contínua mudança sócio-espacial gerado por uma situação de permanente conflito de interesses e disputas de áreas por usos urbanos e rurais, típicos nas áreas agrícolas da periferia metropolitana. Nesse sentido, é feito um estudo acerca da dinâmica do espaço agrário periurbano, tendo em vista identificar suas características, limitações e tendências recentes.
Palavras-chave: Geografia agrária
Integração rural-urbana
Agricultura periurbana
Espaço periurbano
Nova Iguaçu (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Felipe da Silva. A dinâmica da agricultura periurbana no município de Nova Iguaçu/RJ. 2009. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2706
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Felipe Machado.pdf670,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.