Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2709
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fontes de informação e a construção de tendências na área da moda
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Francini Rodrigues da
Orientador: Assis, Juliana de
Resumo: Aborda as fontes de informação na pesquisa de tendências na área da Moda, a escolha por este tema de pesquisa justifica-se pelo seu caráter inovador para o campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, e pelo interesse profissional e pessoal da autora. Este estudo reconhece o profissional da informação (bibliotecário) como colaborador das equipes de produção de tendências na área da moda, e destaca o potencial do profissional no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades de informação do referido público. O objetivo deste estudo é identificar os tipos de fontes de informação utilizadas no processo de construção de Tendências no âmbito da Moda. Os principais conceitos abordados são: Fontes de informação; Tipologias das fontes de informação; Fonte de informação especializada; Moda; Histórico da Moda; Tendências; e Pesquisa de Tendências. Trata-se de um estudo exploratório que utilizou a Netnografia como abordagem metodológica, e o questionário semi-estruturado como técnica de coleta de dados. O campo empírico da pesquisa foi composto pela blogosfera, da qual foram selecionados e monitorados 8 blogs a partir dos quais foram identificados atores relacionados a área de pesquisa de tendências na Moda. Com base nos dados obtidos foram estabelecidas quatro categorias de análise: Formação; Relevância das fontes; Metodologia; e Fontes de informação. Como resultado foi possível perceber que a partir da multiplicidade das áreas de formação dos pesquisadores de Tendências, as fontes de informação são variadas e utilizadas de modo híbrido, onde o uso das fontes alternativas (sites especializados, blogs, participação em bate papos, workshop, comportamentos e manifestações culturais) não exclui o uso de fontes tradicionais (revistas, jornais e publicações). Ao longo deste estudo foi possível observar a relevância das fontes de informação na pesquisa de tendências, a partir das mídias sociais, pois facilitam a identificação e o compartilhamento de informações, podendo ser consideradas uma fonte de informação estratégica e instrumento para o desenvolvimento de produtos e serviços. Os dados coletados pelos pesquisadores derivados dos mapeamentos das fontes no ambiente web permitem que o pesquisador identifique comportamentos de determinada comunidade ou grupo, a ponto de ser tornarem projeções que apontam para um futuro específico.
Palavras-chave: Fontes de informação
Moda
Netnografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2709
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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