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http://hdl.handle.net/11422/27150
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Avaliação do consumo de hidrogênio no coprocessamento de cargas fósseis e matérias-primas renováveis |
| Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Hyan Narciso |
| Advisor: | Silva, Mônica Antunes Pereira da |
| Co-advisor: | Pacheco, Marcelo Edral |
| Co-advisor: | Ferreira, Adriana de Souza |
| Abstract: | A transição energética visando à redução das emissões de gases poluentes torna cada vez maior o desenvolvimento de tecnologias utilizando combustíveis renováveis. Dentre esses, o diesel obtido pelo coprocessamento de óleos vegetais e gorduras animais com cargas fósseis em unidades de hidrotratamento, está cada vez mais em evidência por reduzir o carbono na cadeia produtiva demandando nenhuma ou poucas modificações em uma unidade já existente. Para se implementar esse processo, entretanto, uma análise preliminar a respeito das rotas reacionais, consumo de reagentes, condições de operação etc., devem ser realizadas. Neste trabalho, foram estimados os consumos teóricos de hidrogênio utilizando como matérias-primas o óleo de soja e o sebo bovino, considerando três cenários: uso isolado de cada matéria-prima (100 %) e uma mistura em proporções iguais (50:50). Foram avaliadas as rotas reacionais de hidrodesoxigenação (HDO) e hidrodescarboxilação (DCO), com e sem a etapa de metanação, em diferentes níveis de severidade de processamento das cargas fósseis. Além disso, realizou-se um estudo de caso para estimar o consumo e custo associados à produção de hidrogênio em refinarias da Petrobras que operam com o coprocessamento para a produção de diesel com conteúdo renovável. Os resultados obtidos indicam que o coprocessamento demanda maior quantidade de hidrogênio em comparação ao processamento exclusivo de cargas fósseis. Observou-se ainda que o uso de sebo bovino implica menor consumo de hidrogênio, devido ao seu menor teor de insaturações. A rota de HDO mostrou-se mais desejável, uma vez que a rota de DCO, em função das reações paralelas de “Reverse Water Gas-Shift” e metanação, acarreta consumo adicional de hidrogênio, assim como na perda de carbono na forma de gás, diminuindo o rendimento líquido do combustível com conteúdo renovável. |
| Keywords: | Transição energética Hidrotratamento Produção de hidrogênio Combustíveis renováveis |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA |
| Production unit: | Escola de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-Jul-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Engenharia Química |
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