Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2720
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Prática informacional e competência em informação: um estudo dos filtros na busca e recuperação sobre violência doméstica contra a mulher
Autor(es)/Inventor(es): Salomon, Nazareth
Tutor: Zattar, Marianna
Resumen: Estuda a influência dos filtros na prática informacional, na recuperação da informação, utilizando os buscadores Google e Duckduckgo. Para tanto, no referencial teórico são abordados os temas referentes à Competência em Informação, Busca e Recuperação de Fontes de Informação e Prática Informacional. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Apresenta a coleta de dados, que foi elaborada com a estratégia de busca “violência doméstica contra a mulher” nos buscadores Google e DuckDuckGo. Utilizou para a análise de dados a técnica de análise temática. O resultado mostrou que a preferência por buscadores diferentes impacta diretamente nos resultados de buscas e, portanto, nos filtros informacionais dos pesquisadores. Por fim, conclui que diante da diversidade de recursos informacionais, torna-se necessária a promoção de uma atitude competente em informação.
Materia: Competência informacional
Recuperação da informação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NSolomon.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.