Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2761
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Linguagem: escrita e silêncio em Um sopro de vida de Clarice Lispector
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Iara Machado Frota
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: Apresenta um recorte da perspectiva da linguagem na literatura moderna, com foco no último livro de Clarice Lispector, Um sopro de vida, ressaltando as possíveis distinções que se pode traçar entre a concepção de linguagem na comunicação. Tendo em vista que a linguagem, e principalmente a sua falha, e o processo de escrita são temas privilegiados neste romance, o trabalho buscou pensar no caráter inovador da literatura moderna em colocar a si mesma como questão. Diante da inadequação da linguagem ao real, como sugerida por Roland Barthes, resta algo que resiste às palavras, e é perante este indizível que foi assinalada a recorrência do silêncio neste último livro de Lispector. Com o conceito de neutro de Maurice Blanchot, buscou-se entender o silêncio implicado no trabalho da escrita e como esse ato é colocado pelos personagens do romance.
Materia: Linguagem
Comunicação
Literatura
Romance brasileiro
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PINHEIRO, Iara Machado Frota. Linguagem: escrita e silêncio em Um sopro de vida de Clarice Lispector. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IPinheiro.pdf880.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.