Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2821
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A dinâmica do movimento circular (uma proposta para o Ensino médio)
Autor(es)/Inventor(es): Benevides, Rodrigo Corrêa de Sá e
Tutor: Dias, Penha Maria Cardoso
Tutor : Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Apresenta uma proposta para introduzir o movimento circular para o aluno de Ensino médio. O foco é colocado na dinâmica e não na cinemática, como abordado usualmente nos livros. Foi elaborado material didático envolvendo uma demonstração, um experimento e textos didáticos de História da Física; nos textos de história, são apresentados os problemas que levam à formulação dos conceitos. Um pressuposto metodológico é que a História da Física é um bom organizador prévio no processo de ensino-aprendizagem, segundo a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. A História viabiliza, também, a compreensão da ciência como construção e o reconhecimento do sentido histórico da ciência, atendendo a necessidade de contextualização no ensino da Ciência, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Planos de aula descrevendo a aplicação para alunos de 1ª série do Ensino médio do Colégio Pedro II são apresentados com detalhes.
Materia: Movimento Circular
Ensino de física
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCSBenevides.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.