Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2831
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desenvolvimento do hipertexto sobre eletromagnetismo baseado na proposta de ensino de GREF e em mapas conceituais
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Hugo Rogério Borges de
Tutor: Chaves, Francisco Artur Braun
Resumen: O uso no ambiente educacional das técnicas de disponibilização de informações proporcionadas pela Internet são irreversíveis e estudos nesta área podem levar ao melhor aproveitamento deste meio no processo de ensino-aprendizagem. Analisando as características básicas dos hipertextos e dos mapas conceituais, verifica-se que o primeiro armazena informações em nós que são conectados por ligações, enquanto que o segundo representa conceitos que são conectados através de subsunçores, desta foma a tradução de mapas conceituais em estruturas hipertextuais é facilitada. Partindo desta premissa, após a identificação de algumas metodologias que utilizam mapas conceituais como base para a elaboração do conteúdo do hipertexto, utilizou-se para verificar a aplicação destes conceitos o Educational Hyperdocuments Design Method (EHDM), usando como base conceitos de eletromagnetismo, focados no cotidiano, seguindo a proposta de ensino do GREF.
Materia: Eletromagnetismo
Tecnologia educacional
Hipertexto
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HRBFreitas.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.