Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Pádua Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-09-18T17:54:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:28Z-
dc.date.issued2011-07-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2843-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.titleO papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gelenske, Erika Conceição-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452483820695747pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando Antonio Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCARVALHO.pdf854.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.