Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2880
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Curiosidades das fibras ópticas no cotidiano
Autor(es)/Inventor(es): Nacif Junior, Luiz Cezar
Tutor: Gaspar, Marcos Binderly
Tutor : Moreira, Ligia de Fárias
Resumen: Proposta alternativa de apresentação dos conceitos sobre o tema reflexão interna total (Óptica), mostrando como este é aplicado no nosso cotidiano através das fibras ópticas. Destina-se aos alunos do Ensino Médio, aos do curso de Licenciatura em Física e também para professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN. O conteúdo do trabalho conta algumas curiosidades das fibras ópticas e o conceito teórico físico da mesma sob a forma de uma atividade curricular complementar. Fizemos, inicialmente uma breve apresentação da história da óptica ligada aos conceitos de reflexão, seguida dos aspectos gerais, complementando com alguns experimentos simples, encerrando com as aplicações atuais das fibras ópticas.
Materia: Fibras óticas
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCNJunior.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.