Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2881
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
Autor(es)/Inventor(es): Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
Orientador: Santos, Wilma Machado Soares
Resumo: Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.
Palavras-chave: Mecânica aplicada
Ensino de física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2881
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMGuttmann.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.