Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2885
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As dificuldades do ensino de física e uma proposta de mudança
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Patrícia Ellen Estevam
Tutor: Moreira, Lígia de Farias
Resumen: Reflexão sobre as dificuldades encontradas no Ensino de Física nos dias de hoje. Inicia-se fazendo uma análise do Ensino das Ciências no Ensino Fundamental, levantando seu contexto histórico, dando destaque para o modo como a Ciência tem sido trabalhada nas séries iniciais e o que se espera deste Ensino nessa etapa. Uma análise da Física no Ensino Médio também é feita, com um enfoque da situação atual deste ensino na educação brasileira e os principais atributos da formação dos docentes, bem como suas posturas diante dos problemas advindos do Ensino Fundamental. Com base no que se observa, segue-se uma proposta de mudança baseada na linha do construtivismo, onde o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades científicas necessárias para atuarem de um modo eficaz na sociedade em que estão inseridos, constitui um meio alternativo por excelência para propiciar mudanças e oportunidades de desenvolvimento. A comprovação da necessidade destas mudanças, bem como a estratégia estabelecida encontra-se no resultado da pesquisa de campo, onde alguns professores colocam suas experiências vivenciadas em sala de aula.
Materia: Ensino de física
Construtivismo (Educação)
Experimentação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEEFerreira.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.