Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2889
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Equilíbrio mecânico: uma nova proposta para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Edson da Silva
Orientador: Moreira, Lígia de Farias
Resumo: Aborda os conceitos chaves para o estudo de equilíbrio mecânico através de diversos experimentos que nos permitiu fazer uma análise qualitativa dos conceitos abordados. A intenção deste trabalho foi permitir o aprendizado dos tipos de equilíbrio (estável, instável e indiferente), condições de equilíbrio, equilíbrio estático e dinâmico. Para isso trabalhamos assuntos que nos permitiram entender os conceitos chaves acima, sendo estes: fundamentação do conceito de inércia, equilíbrio de ponto material e corpos extensos, centro de massa, torque, binário. Além disso, trabalhamos fazendo comparações entre algumas grandezas angulares com algumas grandezas lineares (Força vs Torque; Inércia vs momento de inércia; Momento linear vs Momento angular), discussão trazida por poucos livros didáticos de Ensino Médio, devendo ser uma das tendências futuras do mesmo
Palavras-chave: Mecânica
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCosta.pdf5.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.