Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/290
Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Representação documentária de instrumentos musicais: contribuição para a organização do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Brandão, Dolores Castorino
Tutor: Santos, Maria José Veloso da Costa
Tutor : Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Resumen: Aborda a representação temática e descritiva de acervos de instrumentos musicais para fins de recuperação da informação. Esta pesquisa teve como ponto de partida o acervo do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tratamento técnico de um instrumento musical devido às suas peculiaridades exige uma descrição mais detalhada que o represente adequadamente. A insuficiência de normas existentes para esse fim e a escassez de estudos sobre o tema no Brasil, ensejaram a realização desse trabalho que inicia com estudos de normas e padrões nas áreas de Biblioteconomia, Museologia e na Organologia que possam ser utilizadas para representar esses artefatos e assim, atender a demanda de uma comunidade de usuários que necessita de informações específicas. Com esses estudos, obteve-se como resultado uma proposta para a representação de instrumentos musicais na base Minerva da UFRJ, utilizando-se os padrões biblioteconômicos AACR2 e MARC 21 bem como, um protótipo de vocabulário controlado no campo em estudo, contribuindo para a organização de acervos de instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ. A pesquisa também evidenciou a necessidade de estudos complementares em linguagem documentária especializada na área de música, visando a construção de um thesaurus no domínio de instrumentos musicais.
Materia: Representação da informação
Organização da informação
Instrumentos musicais
Classificação de instrumentos musicais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquivo Nacional
Fecha de publicación: 2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Políticas de Informação e Organização do Conhecimento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
796553.pdf935.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.