Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2911
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A experiência da fonte de Heron no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Jorge Romero Monteiro de
Orientador: Soares, Vitorvani
Resumo: Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.
Palavras-chave: Conservação de energia
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2911
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Romero 2005.pdf889,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.