Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/291
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A publicitarização do "discurso verde" no cinema de longa-metragem de animação a partir do século XXI: greenmarketing ou greenwashing?
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Giselle Gama Torres
Advisor: Tavares, Fred
Abstract: A tecnologia e a capacidade produtiva alcançadas no fim do século XX impactaram, de forma negativa os níveis de sustentabilidade do planeta. Entretanto, a percepção dessa problemática não teve, nesse momento, importância para a lógica desenvolvimentista. A problemática socioambiental ganhou espaço somente na transformação dos modelos de consumo, cujo processo foi subsidiado pelo maior volume de troca de informações proporcionado pelo mundo globalizado. De forma a compreender os processos formados a partir desses novos paradigmas, no presente trabalho propõe-se a construção de um olhar crítico acerca da apropriação do discurso verde de forma comercial, ou seja, que vise unicamente a atender às novas demandas de consumo e não a verdadeira necessidade sustentável. A ideia é levantar, através de uma metodologia de avaliação crítica, a possível utilização de roteiros de animação longa-metragem fundamentados a partir do argumento socioecológico apenas com o intuito exclusivo de promoção de marketing. O trabalho suscita o questionamento sobre qual seria o sutil limiar entre as práticas de greenmarketing e greenwashing nos meios de comunicação de massa.
Keywords: Produção audiovisual
Marketing
Sustendabilidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Giselle Gama Torres Ferreira. A publicitarização do “discurso verde” no cinema de longa-metragem de animação a partir do século XXI: greenmarketing ou greenwashing? 2013. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giselle GTorres Ferreira - Monografia.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.