Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2928
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Termometria através do computador
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Bernardo de Mello Medina Isidoro
Tutor: Pimentel, Roberto
Tutor : Aguiar, Carlos Eduardo M.
Resumen: O que acontece com a temperatura interna do congelador quando o abrimos para retirar cubos de gelo? É verdade que uma peça de carne continua cozinhando mesmo após ter sido retirada do forno? O que é o fenômeno de super-resfriamento? É possível detectá-lo? Para responder a estas e outras questões de física térmica, o computador é utilizado como termômetro pela adaptação de um termistor ao circuito elétrico de um joystick, permitindo aquisição automática de dados através da porta de jogos. A construção e calibração do termômetro são descritos neste trabalho, assim como um conjunto básico de experimentos e seus resultados, tendo em vista aplicações a atividades de caráter didático. Por fim, apresentamos os resultados da aplicação deste Projeto de Instrumentação em turmas da segunda série do ensino médio do Cap-UFRJ, a cujos alunos foram propostos a montagem, a calibração e a utilização do termômetro em projetos abertos de pesquisa, sob coordenação do Professor de Física, nos anos letivos de 2005 e 2006.
Materia: Termometria
Termodinâmica
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMMILopes.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.