Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValente, Maria Esther Alvarez-
dc.contributor.authorEmerich, Adriana Malaman-
dc.date.accessioned2017-09-28T17:30:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:37Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2938-
dc.description.abstractInvestigates the issue of visibility of scientific journals on the Portal Capes, due to the adoption of keywords in the valuation of an area of knowledge. It aims to reflect on the interference of terms adopted to access the scientific production and the strengthening of the area of knowledge, aiming at a more effective approximation between literature and its users. The study explores the identification of the scientific production focused on the theme "museum education", as a guide in the context of science dissemination (Portal Capes). It was observed that the terminology used for bibliographical productions presents the concepts and terms shared in related areas and of several disciplines, often with contradictory definitions, that do not certify the communication between peers. From this perception, the terms "museology", "interdisciplinary" and "non-formal education", are mainly based on Cerávolo, Japiassú and Trilla. By these references, the terms that were used in the methodological approach were selected, and were identified preferentially in the "Scopes" (section that presents the determined focus on the area of interest of the journals).The data were collected exclusively from Portal Capes, specifically in the area of human knowledge, subarea Education, and in the area of knowledge Applied Social Sciences, sub-area Museology. The research sought to identify in the 1,219 journals of the first subarea and in the 25 journals found in the second, the terminology that was relevant to divulge and access the subject matter. From the results obtained by the bibliometric analysis, which besides the data collection allows a reflection based on the context, it is concluded that "Education in museum" is a theme recognized by both subareas, but little identified by them. Although the term was detected in 9 of the total journals of the subarea Education, and has no occurrence in the subarea Museology, both have shown to be receptive to publish articles on the subject.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMuseu de Astronomia e Ciências Afinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectPortal de periódicos Capespt_BR
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectPreservação de acervospt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectBibliometricpt_BR
dc.subjectTerminologypt_BR
dc.subjectPreservation of collectionspt_BR
dc.titleEstudo bibliométrico no Portal Capes: termos e conceitos de educação em museupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9985087988385256pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4654983009726405pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Unger, Roberto José Gervasio-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321434434200738pt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Maria Lúcia Niemeyer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6030107788012096pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ozias de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5627108412871143pt_BR
dc.description.resumoInvestiga a questão da visibilidade dos periódicos científicos no Portal Capes, em decorrência da adoção de palavras chave na valorização de uma área do conhecimento. Tem por objetivo, refletir sobre a adoção de termos como interferência no acesso da produção científica e no fortalecimento da área do conhecimento, visando uma aproximação mais eficaz entre a literatura e seus usuários. Neste estudo procurou-se explorar a identificação da produção voltada para a temática “educação em museu”, guia neste ambiente de divulgação da ciência. Observou-se que a terminologia empregada nas produções bibliográficas apresenta o emprego de conceitos e termos compartilhados em áreas afins e de diversas disciplinas, muitas vezes com definições contraditórias, que não certificam a comunicação entre os pares. Nesta percepção, são problematizados os termos “museologia” “interdisciplinaridade”, “educação não formal”, fundamentados principalmente em Cerávolo, Japiassú e Trilla. A partir desse embasamento, foram selecionados termos que utilizados na abordagem metodológica, visavam ser identificados preferencialmente nos “Escopos” (seção que apresenta as finalidades determinadas sobre a área de interesse dos periódicos). Aplicada exclusivamente no Portal Capes, especificamente na área do conhecimento Humanas, subárea Educação, e na área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, subárea Museologia, a pesquisa buscou identificar, entre os 1.219 periódicos da primeira subárea e entre os 25 periódicos encontrados na segunda, a terminologia que se mostrou relevante para divulgar e acessar a temática contemplada. A partir dos resultados obtidos pela análise bibliométrica, que além do levantamento de dados possibilita uma reflexão balizada no contexto, conclui-se que “Educação em museu” é uma temática reconhecida por ambas as subáreas, mas pouco identificada por elas. Apesar do termo ter sido detectado em 9 do total de periódicos da subárea Educação, e não ter nenhuma ocorrência na subárea Museologia, as duas demonstraram estar receptíveis para publicar artigos sobre o assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsMASTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final_11abr2017.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons