Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/295
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dc.contributor.advisorLeandro, Anita Matilde Silva-
dc.contributor.authorBarreto, Leandro Nascimento da Silva-
dc.date.accessioned2016-05-09T18:44:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:30Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationBARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/295-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleCrítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farockipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5351274699968743pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Leandro Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4456033954031120pt_BR
dc.description.resumoA utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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