Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2960
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de física através da mágica
Author(s)/Inventor(s): Silva, Victor Rocha Rodrigues da
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Co-advisor: Soares, Vitorvani
Abstract: Explora de maneira aprofundada conceitos físicos complexos – como, por exemplo, a massa inercial – utilizando a mágica como recurso didático motivador de acordo com as propostas dos PCN. E formulado um modelo físico para elucidar a mágica, conhecida pelo título de “Estaca Mortal”, onde são analisadas as Leis de Newton. O experimento “Estaca Mortal” foi aplicado como instrumento de motivação em turmas da 1" série do Ensino Médio nos colégios Santo Inácio (RJ) e Tamandaré (RJ). Um questionário conceitual foi aplicado nas turmas, após breve discussão com os estudantes dos conceitos físicos envolvidos no experimento. Os resultados obtidos no questionário aplicado foram analisados para avaliar o valor da proposta pedagógica, onde especial atenção foi dada ao processo pelo qual a aprendizagem do conhecimento dos alunos se processa: (i) verificamos a capacidade dos alunos em reconhecer uma situação física nas mágicas apresentadas; (ii) a habilidade deles em estabelecer os conceitos físicos associados às mágicas; e observamos, ainda, (iii) a criatividade dos alunos em propor elou realizar experimentos que validem ou não as hipóteses levantadas.
Keywords: Leis de Newton
Ensino de física
Mágica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2001
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRRSilva.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.