Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2972
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A sociedade do espetáculo nos portais de internet: um estudo de caso da globo.com
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Helena Rebello Coelho
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: A expansão do acesso à internet e às informações dispostas na rede contribui para aumentar a audiência dos grandes portais de conteúdo variado. De notícias de economia a fofocas, passando por esporte e prestação de serviços sociais, essas plataformas alimentam vorazmente aquilo que Guy Debord classificou como sociedade do espetáculo. O objetivo deste estudo é mostrar como o portal Globo.com diagrama sua página principal e distribui o ― espaço nobre‖ entre suas macroeditorias – G1, Esportes e Entretenimento -, muitas vezes dando maior destaque a assuntos de menor relevância e abrangência – mas que darão mais cliques – em detrimento de outros com real importância e pertinência. Da mesma forma, demonstra a influência de uma boa imagem na concorrência interna por espaço na ― capa‖ do portal e na renovação das chamadas, além de apresentar as alternativas encontradas pelos editores das macroeditorias para publicar o conteúdo sensacional, atrair audiência e iniciar uma nova onda de navegação.
Palavras-chave: Sociedade do espetaculo
Marketing
Diagramação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Helena Rebello Coelho. A sociedade do espetáculo nos portais de internet: um estudo de caso da globo. com. 2010. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HGOMES.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.