Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2973
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseff
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Mariana Freire
Advisor: Taddei, Renzo Romano
Abstract: Discute a política eleitoral a partir da atuação da mídia e de uma análise da sociedade brasileira. Dessa forma, procura perceber como o lugar privilegiado de fala dos meios de comunicação, e a hierarquia social brasileira - onde coexistem o “indivíduo” e a “pessoa” -, são caminhos possíveis na construção do personalismo político. Na abordagem sobre a mídia, o estudo reúne as obras: “Public Opinion”, de Walter Lippmann; A construção da política, de Alessandra Aldé; e o ensaio O Narrador, de Walter Benjamin. Para a crítica à sociedade brasileira, Carnavais, malandros e heróis, de Roberto DaMatta. Além disso foram analisados trechos de 4 entrevistas realizadas com empregadas domésticas e um profissional de marketing político sobre o personalismo na política.
Keywords: Mídia
Análise do discurso
Política
Personalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Mariana Freire. Mídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseff. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLopes.pdf522.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.