Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2994
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Por que não duas mulheres na bancada?: um estudo de caso do Jornal Nacional
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Priscilla Vale
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Coorientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Discute a presença da mulher na bancada do telejornal de maior audiência no Brasil: o Jornal Nacional. Para isto, a história do telejornalismo brasileiro é traçada, chegando até as grandes redes, com foco na Rede Globo de Televisão, pontuando a importância do Jornal Nacional como o primeiro telejornal nacional brasileiro. A partir daí, o trabalho busca identificar como o modo de fazer jornalismo foi se modificando – tanto no conteúdo quanto na forma – atendendo às necessidades da empresa e aos diferentes panoramas políticos, sociais e econômicos do país. Neste contexto, o trabalho procura identificar o motivo que impediu a apresentação do Jornal Nacional por uma dupla de mulheres apresentadoras na bancada, e captar qual o significado da presença delas inserido no discurso justificador da emissora, apontado por muitos estudiosos de comunicação como sendo um discurso hegemônico. A pergunta “Por que não há duas mulheres na bancada do Jornal Nacional?” é usada para avaliar a função delas como sujeito modificador desse discurso, para tanto, três profissionais da TV Globo foram entrevistados: dois editores chefes e uma editora-executiva, que também atua como apresentadora. A pesquisa utiliza como contraponto referências bibliográficas teóricas para estabelecer hipóteses referenciais sobre a questão.
Palavras-chave: Representações sociais
Mulheres
Telejornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Priscilla Vale. Por que não duas mulheres na bancada?: um estudo de caso do Jornal Nacional. 2011. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMoraes.pdf440.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.