Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2997
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A sustentável leveza do ser humano
Autor(es)/Inventor(es): Negrão, Bruno Americano da Costa
Orientador: Taddei, Renzo Romano
Resumo: Do surgimento do Império a constituição da multidão, um longo trajeto de lutas entre as forças hegemônicas e forças de resistência toma corpo. Dos protestos de 1999 em Seattle ao movimento 15M novas forma de se pensar o resistir e a revolta são formuladas, boa parte delas estruturadas em redes na Internet. Seguindo os conceitos de Negri & Hardt acerca do Império e da Multidão, propõe-se uma análise estrutural das potencialidades de mobilizações por um comum presentes na rede, tomando como foco as plataformas de financiamento coletivo. Com o intuito de traçar um novo comum para a partilha da multidão, um mergulho nas noções de mercado e troca é feito buscando um embasamento teórico na noção de dádiva de Mauss. A partir da experiência de economia solidária no Vale do Matutu é traçado um paralelo acerca do projeto em desenvolvimento na região e das potencialidades que podem advir de uma fusão entre o consumo colaborativo e consciente e a economia solidária. Fusão que pode funcionar como o primeiro passo de uma linha de fuga para fora do domínio imperial.
Palavras-chave: Economia solidária
Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEGRÃO, Bruno Americano da Costa. A sustentável leveza de ser humano. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2997
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNegrão.pdf497,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.