Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3066
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel da Gazeta do Rio de Janeiro na formação político cultural brasileira 1808 a 1821
Autor(es)/Inventor(es): Gréggio, Tiago Silva
Tutor: Coutinho, Eduardo Granja
Resumen: Análise da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, fundado em setembro de 1808. Inicialmente, verifica-se o contexto de sua produção, a qual é decorrente da vinda de D.João VI e da Corte portuguesa ao Brasil, como consequência das incursões napoleônicas em Portugal. Em seguida, apresenta-se a estrutura material do periódico, a forma como era organizado e os grupos envolvidos em sua elaboração, assim como se faz uma reflexão sobre os intelectuais na primeira metade do século XIX e o discurso legitimado do jornal, dando destaque ao ano de 182l. Por fim, ressaltam-se o seu significado cultural e sua importância à sociedade, apresentando-se demais trabalhos referentes à Gazeta do Rio de Janeiro e perspectivas da historiografia brasileira sobre o impresso. Defende-se que o seu conteúdo foi significativo à incipiente sociedade fluminense e que essa gazeta constitui-se como um importante documento histórico para se compreender a mentalidade da época, seu cotidiano e valores, sob um ponto-de-vista de cunho oficial.
Materia: Gazeta do Rio de Janeiro (jornal)
Análise do discurso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GRÉGGIO, Tiago Silva. O papel da Gazeta do Rio de Janeiro na formação político-cultural brasileira 1808 a 1821. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSGreggio.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.