Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/306
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cinema e realidade: uma abordagem sobre o maravilhoso
Autor(es)/Inventor(es): Magariños, Tomás
Tutor: Leblanc, Paola Barreto
Resumen: Neste trabalho, tem-se como objetivo abordar algumas das formas de representação da realidade pelo cinema maravilhoso. Buscou-se inicialmente definir o maravilhoso e o fantástico, como gêneros literários, tendo como base, principalmente, as definições de Tzvetan Todorov, para finalmente definir o cinema maravilhoso. Partiu-se dos três modelos propostos por Alain Badiou, que englobam as diferentes posições da filosofia em relação a arte e realidade ao longo da história, para discutir o estatuto do cinema em relação ao real. Para tanto, tomou-se por base três filmes representativos do gênero maravilhoso: Star Wars, Alphaville e Solaris, de George Lucas, Godard e Tarkovski, respectivamente. Para a análise comparativa dos filmes, foram utilizados também os conceitos deleuzianos de ‘regime da imagem’, orgânico e cristalino.
Materia: Cinema
Audiovisual
Linguagem cinematográfica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MAGARIÑOS, Tomás da S. Cinema e realidade: uma abordagem sobre o maravilhoso. 2009. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia_Tomas_Magarinos.pdf787.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.