Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3073
Tipo: Tese
Título: Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de
Orientador: Dantas, Regina Maria Costa
Resumo: Analisa o impacto do ensino interdisciplinar na produção discente da pós-graduação, utilizando como amostragem as teses e dissertações (T&D) apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando as variedades temáticas das disciplinas e a formação dos professores, o objetivo é identificar as áreas que estão mais representadas nas teses e dissertações, no período de 2003 a 2014, visando demonstrar a interdisciplinaridade do Programa. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Bibliometria, área de pesquisa da Ciência da Informação, em particular, a Lei de Zipf e a fórmula do Ponto de Transição (T) de Goffman, de modo a identificar as palavras com conteúdo semântico e proceder ao reconhecimento da interdisciplinaridade. Os resultados comprovam a eficiência da aplicação da Lei apresentando um quadro representativo da inserção temática das áreas do conhecimento nas T&D e demonstram que a grande concentração temática corresponde às áreas iniciais que deram origem ao Programa. Foi observado que novas áreas foram sendo incorporadas ao longo dos anos analisados encontrando-se ainda dispersas no conjunto da produção discente.
Resumo: Analyzes of the impact of interdisciplinary teaching in postgraduate student production, using as sampling the thesis and dissertations of the Program of History of Science, Techniques and Epistemology of the Federal University of Rio de Janeiro. Considering the thematic varieties of the disciplines subject and the different academic formation of the teachers, the objective is to identify which areas are most productive in relation to thesis and dissertations, from 2003 to 2014, in order to demonstrate the interdisciplinarity of the Program. For this analysis we used the Goffman Transition Point formula, Bibliometrics methodology, Research area of Information Science, in order to identify words with semantic content among the analyzed material. The results demonstrate the efficiency of the application of the Law presenting a representative picture of the thematic insertion of the areas of knowledge in T & D and show that the great thematic concentration corresponds to the initial areas that gave rise to the Program and the areas incorporated during the analyzed years are still dispersed throughout the production of thesis and dissertations.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ciência da Informação
Bibliometria
Ponto de Transição de Goffman
Comunicação científica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Instituto de Química
Instituto de Matemática
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Abr-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Paula Mello 2017.pdf7.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.