Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3083
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma proposta para ensinar física: o conceito de campo e a sua evolução histórica
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Murilo de Freitas
Orientador: Santos, Wilma Machado Soares
Resumo: Proposta alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, tendo como inspiração a Teoria Construtivista proposta por Ausubel e Novak. Não se trata somente de ensinar os alunos, mas sim de fazê-los aprender os complexos conceitos que estão envolvidos na noção de campo em Física. A História da Física – por apresentar os problemas que levaram à descoberta, seja, de um dado conceito – mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo um papel auxiliar. A importância desses conceitos na pesquisa corrente em Física é ilustrada pelo Filtro de Wien.
Palavras-chave: Campo elétricomagnético
Construtivismo (Educação)
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2001
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFMagalhaes.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.