Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorBarcellos, Alexandre da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-01T17:54:27Z-
dc.date.available2017-11-03T03:00:22Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3094-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleFenômenos térmicos contextualizados com o cotidiano do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoApresenta algumas propostas de aulas para professores de física, servindo-lhes como instrumento na elaboração de uma aula mais diversificada, prática e criativa no campo da física que trata dos fenômenos térmicos. As propostas para as aulas são organizadas da seguinte forma: problematização do assunto a ser abordado na aula; perguntas – chaves sobre o dia a dia que sintetizam os conceitos importantes a serem apresentados; modelo para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos; atividades em grupo que constam da montagem de um Kit experimental ou a leitura de um texto; explicação do funcionamento do Kit e sugestão para a avaliação da aprendizagem, onde o professor, através de uma pesquisa ou exercícios fará uma análise do aprendizado dos alunos. Sabendo que educação é constituída a partir de diversas realidades, que o aluno traz para a sala de aula experiências múltiplas e conceitos diversos sobre os fenômenos físicos, utilizo a metodologia de Ausubel para dar fundamento teórico – metodológico a esse trabalho. Também é apresentado um resumo histórico de como os conceitos de calor e temperatura evoluíram para o que são cientificamente aceitos nos dias de hoje. Reafirmo a necessidade permanente de relacionar o cotidiano dos alunos aos fenômenos naturais do dia a dia, para que possamos buscar caminhos capazes de estimular o aluno a criar e recriar, interpretar o mundo e agir nele de forma crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASBarcellos.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.